A Ribeira do Neiva é uma bonita freguesia, situada numa região de grande beleza natural, dona de um rico património com muito para contar e ver, onde se produz o famoso vinho verde.
É uma freguesia do Município de Vila Verde, no distrito de Braga, constituída em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Azões, Duas Igrejas, Goães, Godinhaços, Pedregais, Portela das Cabras e Rio Mau.
Com uma área de 33,59 km2 e cerca de 3360 habitantes, apresenta uma densidade populacional de 100 habitantes por km2.
Ainda hoje mantém a sua feição agrícola, que provém de tempos bem antigos, e tem sido o principal sustento da região, apesar de já muito modernizada.
A atividade económica, apesar de cada vez mais diversificada, assenta principalmente na agricultura e na pecuária. No entanto, a pequena indústria têxtil e de confeções, a construção civil, o pequeno comércio, a produção florestal e a panificação contribuem decisivamente para o desenvolvimento económico da região, empregando uma percentagem considerável da população.
Com uma localização geográfica privilegiada – a 5 km da A3, a 22 km da cidade de Braga, a 15 km da vila de Ponte de Lima, a 35 km da cidade de Viana do Castelo, a 70 km da cidade do Porto, a 70 km do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto e a 85 km da cidade de Vigo, proporciona um rápido acesso ao aeroporto e às principais cidades do norte do país.
Apresenta uma arquitetura rural simples, típica desta região minhota, onde casas rurais convivem com casas apalaçadas entre as muitas pitorescas aldeias rurais da freguesia, que merecem uma visita.
O vale do rio Neiva oferece paisagens deslumbrantes e perfeitas condições para a prática de várias atividades.
O ponto mais elevado da freguesia situa-se no Monte do Oural a 722 metros de altitude.
© 2024 União das Freguesias da Ribeira do Neiva. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional